Pirenópolis

Você encontra nas proximidades da pousada…

Rua AuroraLocalizada no centro histórico de Pirenópolis, a Pousada Walkeriana fica próxima aos principais pontos turístico da cidade. Em menos de 1 minuto é possível caminhar até lugares como Rua do Rosário (Rua do Lazer), Rua Aurora (foto ao lado), Museu do Divino, Rio das Almas e Praça do Coreto.

A Rua do Lazer é hoje um dos principais atrativos de Pirenópolis e tem como diferencial a música ao vivo e os mais variados tipos de bares e restaurantes, como o Encontro Marcado Restaurante e Bar, o Casebre Restaurante e o Aravinda Restaurante. Há quem venha à Pirenópolis apenas para curtir a Rua do Lazer e seus agitos.

Museu do Divino P irenópolis foi tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1989. Andar por suas ruas é comtemplar uma cidade do século XVIII quase intacta.

A Rua Aurora é uma das mais perfeitas representações de uma rua do século XVIII. Os seus casarões coloniais são um verdadeiro convite para os amantes da arquitetura barroca.

O Museu do Divino (foto ao lado) foi inaugurado em 7 de outubro de 2009, em alusão às comemorações pelo 282º aniversário da fundação da cidade. O museu abriga peças relativas à Festa do Divino de Pirenópolis.

Rio das Almas A exploração do ouro, abundante na região, se dava pelo Rio das Almas (foto ao lado). Devido a uma enchente que carregou a metade da ponte que ficava sobre o rio, a cidade ganhou o apelido de Meia Ponte, que depois foi anexado ao nome, ficando Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte. Sucedido por Pirenópolis.

A Praça Coronel Chico de Sá, popularmente chamada de Praça do Coreto abrigou, entre os anos de 1743 e 1757, a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Atualmente é realizada na Praça do Coreto a Feira das Artes que acontece durante os finais de semanas e feriados.

O fim de tarde e a noite em Pirenópolis têm muito charme, tempero e história. A cidades oferece ainda diversos atrativos culturais e naturais como bolas cachoeiras e reservas ecológicas. Venha descobrir Pirenópolis!